terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

"Ouço a batucada se aproximar"



Depois de amanhã começa o maior e para muitos o melhor carnaval do mundo.

Nele sinto minha baianidade, minha essência, minha saudade, meu sorriso fácil, minha cidade.

Aliada a festa de Iemanjá hoje, 02/02, quem chegar em Salvador, chegará numa semana abençoada, chegará pro carnaval, chegará para uma alegria original.

Passo carnaval em Salvador, curto o carnaval de rua, no chão, desde meus 12 anos, já brinquei de todas as maneiras, na pipoca, em bloco e em camarote, sou pipoqueiro, gosto de ver pessoas de todos os jeitos, prefiro ver todos os blocos passarem.

O carnaval de Salvador, é algo essencialmente cultural, do povo, ainda persiste a ideia de que é um carnaval elitista, só quem não conhece para pensar assim, óbvio que existem blocos e camarotes de preços elevados, assim atraem patrocinadores e TVs para ser transmitido, as bandas precisam pagar seus funcionários, os grandes cantores e bandas da Bahia tem projetos sociais que tiram meninos da rua, muitos baianos crescem querendo ser um timbaleiro, ser percursionista do Olodum, ter uma banda de pagode e cantar pra multidão lá embaixo do trio. mas a massante maioria fica na pipoca com vista aos blocos que passam para alegrar quem assiste, sem contar dos blocos sem corda.

Quando disse cultural, me referi aos blocos afro, ao carnaval antigo de marchinhas no Pelourinho, algumas bandas que sempre fazem homenagens a cultura local ou do Brasil, é algo magnífico de se ver.

Confusões? Óbvio que existe, até porque há uma estimativa de 1 milhão de pessoas que desembarcam pra curtir a festa, aliado aos mais de 3 milhões de soteropolitanos fica difícil um controle preciso, mas como mencionei de início passo desde meus 12 anos, nunca fui assaltado, quem estava comigo também não e nunca brigamos, quem sabe e é de lá entende locais que pode e não pode ir, como toda e qualquer metrópole no mundo, a polícia faz um belo trabalho preventivo e muitas vezes ostensivo para manter a paz, os cantores estão engajados em não deixar a bagunça tomar conta e por consequência o carnaval é sempre mais de alegria do que de tristeza.

Tudo acontece por lá, parcerias inesperadas, onde você se surpreende com Daniela, Ilê Ayê e Brown, Gilberto Gil e Os Filhos de Gandhy, Saulo e o Teatro Mágico, Wesley Safadão e Harmonia, Jau e Olodum, Timbalada e Caetano, Tomate e Ivete...

O visual é algo particular, de arrepiar, olhar o Farol da Barra e curtir Asa de Águia na concentração da Barra, se encantar com o Morro do Cristo escutando Carlinhos Brown, se acabar na Praça Castro Alves com Chiclete com Banana, arrepiar-se com o visual dos Filhos de Gandhy na Barra-Ondina, se perder nas imensidões de trios e pessoas.

Sem esquecer daquele coleguismo com o cara da cerveja que troca a sua quente por uma gelada, sem lhe cobrar nada.

Como já antedito, atrações para todos os gostos e classes sociais, blocos sem corda, blocos acessíveis, blocos caros, camarotes mais em conta, camarotes que mais parecem shoppings com quase todo tipo de serviço, provavelmente seu gosto musical será encontrado em algum dos três percursos oficiais do carnaval, do axé, sertanejo, arrocha, pagode baiano, samba, blocos afros, forró, frevo, tecno, parcerias com alguns cantores de rock, marchinhas de carnaval, aqui não existe a opção de que “você não pode escutar esse som”, aqui sua musicalidade é respeitada e você é bem vindo.

Por fim, nos encantamos e passamos a desejar mais para o próximo ano, com o arrastão, para lavar a alma, com um trio sem cordas, atrações de peso e carisma encerram definitivamente e provavelmente a melhor festa de sua vida na quarta feira de cinzas.

Isso é só um breve relato de quem gosta e aprecia essa ela festa, com todo o respeito a qualquer posição contrária contanto que tenha embasamento.

O mais importante é que no Carnaval de Salvador, do Rio, de Recife, de Fortaleza, ou de qualquer lugar, estando com amigos, você fará a melhor festa, agradecendo e melhorando.

5 comentários:

  1. Você descreveu muito bem o que é o carnavalesco de Salvador. Parabéns Alex! Ameiii!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lia Weyll, nosso carnaval é algo encantador, beijo!

      Excluir
  2. Nunca fui...mas senti a emoção através das palavras! Quem sabe um dia!!!! Texto maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow obrigado minha querida Fabiola, seu carinho e atenção me deixam feliz! Conhecerá sim, pode contar comigo para as dicas, beijos!

      Excluir