quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A inocência que nos ensina!


Ontem fui buscar minha enteada mais nova, Ianna de 9 anos.

A capacidade que essas crianças tem de nos surpreender é sempre gratificante.

Uns dias atrás estávamos eu, Karla e ela deitados para dormir, ela, Ianna, estava sem sono e pretendia estender a noite, a medida que eu e Karla tentávamos convencê-la de dormir.

Ela surpreendeu ao, na cabeça dela, emendar um assunto que nos interessaria, para continuarmos acordados, quando o silêncio reinava, ela disse:

- Mãããe, assunto sério, a senhora já reparou no preço absurdo do sabão?

Eu e Karla não conseguimos manter o silêncio e começamos a rir, na medida que perguntávamos o porque daquele assunto.

Ianna - Não mãe, porque agora antes de dormir, passou a propaganda do novo sabão líquido da "xxx" por R$ 9,00, muito caro não acha!?

Karla - É minha filha, bem caro.

E eu só conseguia rir e perceber que ela na inocência dela, conseguiu nos manter acordados por mais ou menos 1 hora.

Já em relação a ontem, a busquei no colégio, conversamos o normal, nossa saudade de Karla, como foi o colégio, ao chegarmos ela se arrumou para dormir, jantou, mas antes de deitar, sentou ao meu lado no sofá com o notebook e eu assistindo a amarga derrota do São Paulo na Libertadores, infelizmente.

Passando para o lado bom, ela começou a fazer essa febre de "testes" que existem no facebook agora, ela, 9 anos, apertava o botão do "teste" e dizia:

- Esse agora vai dar minha mãe, quer ver? Não disse, que bom, minha mãe é meu anjo da guarda mesmo.

- Olha meus amigos, gosto de todos.

- Tio, agora vou saber sobre mim.

- Mas tio, todos esses testes dizem a mesma coisa, que sou uma boa pessoa, linda e legal, a maioria, isso é verdade? Então para todo mundo é assim, são sempre boas pessoas, lindas e legais?

Como dizer à uma criança inocente o que ela mesmo já percebeu, só que não consegue exprimir a realidade daqueles "testes" que só inflam os egos das pessoas, que demonstram uma falsa personalidade, de que não somos tão bons assim.

Pensei por 3 segundos, porque criança não gosta de esperar e mandei...

- Meu amor, o teste transmite quem você é, linda e boa, em relação as outras pessoas, não temos como saber, mas devemos esperar que sejam boas, não como nós, não devemos querer que as pessoas sejam iguais a gente, mas devemos sempre fazer o bem e o correto, aí, até o facebook vai saber que somos legais. Sempre lembrando que tudo isso é uma brincadeira, e que devemos escutar sempre nossos pais, para sabermos fazer o certo e sermos bons, o face é só um passatempo, bom mesmo são livros e histórias da mamãe e da vovó.

Ela me deu um abraço tão caloroso, e continuamos com os nossos passatempos, ela se divertindo com os "testes" que já sabia os resultados e eu com minha amarga derrota, esperando pelo menos um empate que não veio, mas no final tudo valeu a pena, antes das irmãs dela chegarem e eu ir pra casa, ela disse que me amava e que gostava muito do tio, no caso, eu.

Só tenho, de coração cheio, que agradecer, para melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário