sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Aqueles três!

Desde minha adolescência aprendi um "ditado popular" que diz:
"Quando apontar um dedo, preste atenção nos três que apontam para você"

Durante muitos anos, não dei a devida importância para o que essas palavras para mim hoje em dia representam.

Vejo que vai muito além de não julgar.

Hoje percebo que quando critico alguém, quando "aponto um dedo", aqueles três que apontam para mim, representam que eu deva ter aquele mesmo defeito e por ventura, maior em mim do que na pessoa que acabo de criticar.

Recebemos muitos julgamentos também, acontece que quando me recordo desse ditado, noto que aquela pessoa tem os mesmos defeitos que eu, mas ela não consegue enxergar ainda, não retruco mais, reflito e vejo o que posso melhorar em relação à aquele defeito ou se o julgamento não me cabe, que a pessoa um dia consiga perceber que o defeito vem dela e não de mim.

Quanto tempo perdido, discutindo e tentando fazer com que as pessoas pensem como eu penso, ou apenas querendo consertar os "defeitos" alheios sem ter consertado em mim mesmo.

Julgamentos, falar por trás, covardia, mesquinharia, pequenez, alguns atributos que a muito fazia e que hoje cada vez menos me cercam, porque resolvi mudar a mim mesmo e não ao próximo.

Prefiro reconhecer meus erros, arrependimento, mudança, evolução, elogios sinceros, honestidade e atitudes que me façam ser melhor hoje.

Entendo que um homem para ser um pouco mais feliz, ele deve conquistar a si mesmo, superar seus próprios defeitos e ser exemplo.

Grandes homens passaram por nosso planeta e foram exemplo, dificilmente são levados em consideração para tentarmos ser ao menos parecido, só conseguimos falar as frases bonitas que eles disseram e pouco fazemos para tentar ser.

O sábio Buda falou "Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na nossa adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim."

Gandhi quando disse "Você deve ser a mudança que você quer para o mundo"

Eduardo Galeano com "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos"

Jhon Kennedy quando falou "A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o futuro irão com certeza perder o futuro"

O grande Platão nos ensinou quando disse "Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo"

Já o talentoso Charles Chaplin disse "Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre"

Encerro com o maior de todos eles, que sempre ao lermos o que ele disse devemos interpretar pois nos deixou ensinamentos muito precisos, então quando ele ensinou "Nunca faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para você" - Jesus Cristo em relação a tudo que falei aqui me ensina que se falo de alguém qualquer coisa que seja, devo rever e mudar, caso não seja algo de bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário